quinta-feira, 19 de março de 2015

O valor da amizada. Ou: Quem disse que o atendimento é demorado?


Ao procurar atendimento no Hospital Municipal de Jaciara, o paciente não é mais necessariamente atendido pela ordem de chegada, um profissional de enfermagem cuida para classificá-lo de acordo com a gravidade do problema, segundo uma funcionária que tirou minhas dúvidas. São os critérios de atendimento! perfeitamente aceitáveis. No entanto, alguns funcionários do Hospital Municipal de Jaciara, têm considerados critérios inusitados.

Ocorre que, enquanto aguardava, notei privilégio no atendimento de consultas, àqueles que possuíam amizades influentes eram proporcionado um acesso ágil e diferenciado aos serviços. Esse tratamento desigual representa ofensa à Constituição Federal, em especial ao Artigo 196. "A saúde é direito de todos... garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças... e ao acesso universal e igualitário às ações.) Artigo que estabelece como fundamento do país democrático em que vivemos a dignidade da pessoa humana e dispõe ser a saúde um direito de todos e que tem a obrigação de proporcionar um atendimento integral.

Considerado referência no Vale do São Lourenço com mais de trinta mil consultas no ano de dois mil e quatorze. O Hospital Municipal de Jaciara desempenha uma importante ação em toda nossa região, isso é inquestionável. Contudo, os critérios de seleção para os atendimentos de consultas estão tendo dificuldades de serem seguidos, ao menos que você seja amigo(a) de algum funcionário que tenha influência no órgão, passando assim a ter “carta branca” ou melhor, “passe livre” para furar filas e ser atendido burlado as regras.

Uma charge de Ivan Cabral expressa meu pensamento e complementa  a situação dos que aguardam até três horas em nome da amizade (logo abaixo). Para concluir, deixo um fragmento do poeta Mario Quintana que teve oportunidade de asseverar: "A amizade é um amor que nunca morre"Se depender de alguns funcionários do Hospital Municipal de Jaciara a Amizade nunca precisará se preocupar em "morrer” na extensa fila de espera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário